segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Avaliação
O curso foi válido, aprendi muito, o grupo foi participativo ,com trocas de idéias e experiências, porém achei que se fosse com menos espaço de tempo de um encontro e outro, esqueceríamos menos ,o aproveitamento e a continuidade ficasse de melhor qualidade.Reconheço que tirei pouco tempo para estudar e praticar em casa mas sempre aprendemos e crescemos juntos , precisamos estar sempre conectados neste mundo virtual.
Minhas aprendizagens
A partir das aulas do curso do NTE, consegui aprender um pouco mais sobre informática, com isso as aulas podem tornar-se mais atrativas e dinâmicas ,fazendo com que os alunos fiquem mais interessados.
Fotos do projeto
O projeto foi desenvolvido atraves de palestras com psicólogas, médicos e enfermeiras. A equipe continuou o progeto com aulas expositivas, cartazes filmes e documentários da TV Escola.
PROJETO SEXUALIDADE
PROJETO SEXUALIDADE
1 – TÍTULO
Sexualidade humana e o papel da escola.
2 – PÚBLICO ALVO
7ª série do ensino fundamental – turnos manhã e tarde
3 – JUSTIFICATIVA
Através do presente projeto queremos proporcionar mudanças comportamentais nos jovens dentro do atual contexto social sabendo que os mesmos desconhecem os assuntos relacionados à sexualidade, procurando garantir melhor qualidade de vida aos adolescentes que nesta fase não dão a devida importância ao seu corpo e à sua vida.
4 – OBJETIVOS GERAIS
respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade do ser humano;
identificar e repensar tabus e preconceitos referentes à sexualidade;
conhecer seu corpo, valorizando e cuidando da saúde;
identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os outros;
reconhecer a eficácia dos métodos contraceptivos;
conhecer as DSTs – AIDS, bem como a prevenção e o tratamento;
promover a desinibição através de dinâmicas e jogos de integração.
5 – ATIVIDADES
estudo da anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino;
diversas fases do desenvolvimento do corpo humano;
gravidez na adolescência;
DSTs e AIDS;
métodos contraceptivos.
6 – METODOLOGIA
aula expositiva;
slides;
leitura e análise de textos e vídeos;
músicas;
atividades lúdicas;
cartazes e folderes;
palestra com médico e psicólogo;
dinâmicas de grupo, dúvidas e curiosidades do aluno para serem respondidas pelos profissionais da saúde, no momento da palestra.
7 – CRONOGRAMA
- meses outubro e novembro
Professoras envolvidas no projeto:
Jecira Andreolla, Roselene C.Canali, Sandra B. Marcolin
1 – TÍTULO
Sexualidade humana e o papel da escola.
2 – PÚBLICO ALVO
7ª série do ensino fundamental – turnos manhã e tarde
3 – JUSTIFICATIVA
Através do presente projeto queremos proporcionar mudanças comportamentais nos jovens dentro do atual contexto social sabendo que os mesmos desconhecem os assuntos relacionados à sexualidade, procurando garantir melhor qualidade de vida aos adolescentes que nesta fase não dão a devida importância ao seu corpo e à sua vida.
4 – OBJETIVOS GERAIS
respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade do ser humano;
identificar e repensar tabus e preconceitos referentes à sexualidade;
conhecer seu corpo, valorizando e cuidando da saúde;
identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os outros;
reconhecer a eficácia dos métodos contraceptivos;
conhecer as DSTs – AIDS, bem como a prevenção e o tratamento;
promover a desinibição através de dinâmicas e jogos de integração.
5 – ATIVIDADES
estudo da anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino;
diversas fases do desenvolvimento do corpo humano;
gravidez na adolescência;
DSTs e AIDS;
métodos contraceptivos.
6 – METODOLOGIA
aula expositiva;
slides;
leitura e análise de textos e vídeos;
músicas;
atividades lúdicas;
cartazes e folderes;
palestra com médico e psicólogo;
dinâmicas de grupo, dúvidas e curiosidades do aluno para serem respondidas pelos profissionais da saúde, no momento da palestra.
7 – CRONOGRAMA
- meses outubro e novembro
Professoras envolvidas no projeto:
Jecira Andreolla, Roselene C.Canali, Sandra B. Marcolin
terça-feira, 16 de novembro de 2010
A sala de Aula e as Tecnologias
As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão derrubando as paredes das salas de aula das nossas escolas e universidades, fazendo com que professores e alunos ingressem no espaço virtual. O aluno não procura mais o conhecimento bem estruturado e de fácil acesso nos livros didáticos e em seu professor, mas no imenso universo da internet onde eles navegam por horas a fio. Diante dessa realidade, o aluno tem que reaprender a estudar e o professor a ensinar.
COMENTÁRIO SOBRE OS BLOGS VISITADOS
Ao visitar os blogs, observei que os mesmos são instrumentos que permitem ampliar nossos conhecimentos e diversificar as atividades em sala de aula, bem como ,trocar experiências com professores de outras escolas. Isso enriquece nosso trabalho e motiva mais o aluno , uma vez que, as postagens são atualizadas, permitindo, assim, uma aprendizagem mais prazerosa.
Assinar:
Postagens (Atom)